Publicidade

quinta-feira, 12 de junho de 2008

As três faces da final

Vou separar o comentário sobre a derrota em três tópicos:

1. O TIME NÃO JOGOU NADA

Não adianta a gente falar muita coisa sem explicar a mais importante de todas: o time do Corinthians jogou errado e, quando percebeu isso, já estava envolvido demais para reverter a maré das coisas.

Tanto Corinthians quanto Sport entraram errado no jogo: nós jogávamos covardemente, recuados, nos limitávamos a destruir as poucas jogadas do Sport. E o Sport também estava errado, pois Nelsinho não acreditava que o Corinthians fosse se acovardar e preparou um time para contra-ataque. Sem um jogador de área para ser a referência do time no ataque, o Sport, como o Corinthians, não deu sequer um chute a gol.

Quando Nelsinho percebeu isso (muito antes de Mano Menezes), colocou Enilton e fez dois gols.

Mano só mudou no intervalo, mas esbarrou num Dentinho já amedrontado e num Lulinha que, mais uma vez, mostrou que, apesar de ter um certo talento, não é confiável. Mas Lulinha jogou mal porque o Dentinho sumiu, o Acosta teve que fazer a função do Dentinho e Herrera não pôde tabelar com o Lulinha, que depende dessa parede do ataque para fazer boas jogadas. Mas isso não é desculpa para perder o gol que perdeu.

Mas eu não quero ficar cornetando jogadores, apesar de achar que Eduardo Ramos, pelo menos como volante, não pode mais vestir a camisa do Corinthians e de não ter entendido, de maneira alguma, a partida que fez André Santos: foi a pior dele pelo Corinthians depois daquele jogo em Goiânia.

Agora, Wellington Saci é algo "Além-Cornetada". O que foi aquilo, meu filho? Lembrando os "bons" tempos do "sumido" D'alessandro, Carlinhos Bala conseguiu irritar, por coincidência, mais um lateral esquerdo estúpido demais, que cavou uma expulsão justamente no momento que o time pressionava e o gol caía de maduro.

É óbvio que o Sport jogou melhor, e mereceu MUITO ser o campeão da Copa do Brasil. Mas nada justifica o tópico seguinte:

2. EITA JUIZINHO NA GAVETA!

Fora o pênalti no Acosta, que foi escandaloso (continuo com as minhas opiniões: primeiro, praqueles que dizem que o Acosta deveria ter chutado, eu digo que ele fez certinho, pois o goleiro saiu muito bem e, se ele chutasse, o goleiro defenderia, segundo, pros que falam do pênalti do Fabinho, sim, também achei que foi pênalti: 3x1, vamos decidir nas penalidades, então!), o juiz ficou o jogo inteirinho marcando faltas inexistentes do ataque corintiano, faltas estas que, contra o Sport, ele não marcava, e minando o contra-ataque, a única arma do Corinthians no jogo. As expulsões foram justas: boa partida do Carlinhos Bala.

3. NÃO É O FIM-DO-MUNDO

Galera, vamos fazer uma forcinha? Vamos lembrar que acabamos de sair de uma roubalheira de 14 anos, que se intensificou nos últimos quatro, culminando num rebaixamento e numa dívida de 100 milhões de reais?

Tudo bem que a gente poderia ter perdido com mais luta, mais dignidade, mas não é o fim-do-mundo perder pra um Sport, que mereceu chegar onde chegou, e temos que ficar felizes de decidir um campeonato da importância da Copa do Brasil, mesmo estando na Segunda Divisão, o que significa, ratificando o que eu tenho dito "off-stage" para meus interlocutores, que o Corinthians tem um time, hoje, que, se estivesse na Primeira Divisão, lutaria pela vaga da Libertadores (com desvantagem, mas lutaria, sim!).

Aliás, Timão é Libertadores-2010!!!

Por isso,

NÃO PÁRA, NÃO PÁRA, NÃO PÁRA
NÃO PÁRA, NÃO PÁRA, NÃO PÁRA
NÃO PÁRA, NÃO PÁRA, NÃO PÁRA
VAI PRA CIMA, TIMÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Luiz Salles, corintiano, maloqueiro, roxo, louco, sofredor, graças a Deus!

Nenhum comentário: