Publicidade

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Façam a sua parte

É realmente impressionante.

51 mil pessoas num Morumbi chuvoso, de quarta-feira à noite (tudo bem que era véspera de feriado, mas muita gente trabalhou na quinta, e o jogo terminou meia-noite, o que impede muita gente de chegar em casa seguramente) e, realmente, impressionante.

Essa torcida, que canta, grita, esse "bando de louco", que vai para o estádio com o time desacreditado, sem esperanças merece, realmente, que nos curvemos diante deles e digamos "obrigado".

Mas a torcida está em falta com o clube. Podem me chamar de louco, mas está, sim! E muito!

Escuto todos os dias o programa "Estádio 97", e ouço, todos os dias, torcedores corintianos dizerem que o radialista e colunista do "Lance!", Benjamin Back, não é corintiano de verdade, porque ele só fala mal do Corinthians. Daí, eu pergunto: "o que há de bom para falar?"

A diretoria ainda precisa provar muito para mostrar que não tem rabo preso com a "turma do Velho Gordo". Os jogadores, com raríssimas excessões, não são, nem de perto, aqueles que o Corinthians deveria e mereceria ter. E, para finalizar, o fantasma dos 100 milhões, que assombra tanto dirigentes, quanto jogadores.

E quem deve cuidar da dívida?

A TORCIDA.

"Como assim?", vai me perguntar o torcedor médio. Simples. Por pior que pareça essa diretoria, uma coisa da qual ninguém pode acusá-la é de não estar tentando. É ação de marketing atrás de ação de marketing. "Eu nunca vou te abandonar", produtos licenciados, camisa roxa, "Programa Fiel Torcedor", "Agência Timão", agência de turismo, desconto em plano de saúde, "Timão TV"... é produto que não acaba mais, tudo pra, quem tem fome de Corinthians, se esbaldar e se deliciar.

Mas muitas dessas ações estão fracassando, pois o torcedor não está aderindo. A "Timão TV" é o maior dos exemplos: uma baita idéia, quando foi ao ar, gratuitamente, tivemos 2 milhões de acessos simultâneos, o que congestionou o servidor, que estava preparado para, apenas, 10% disso. Foi um mês de milhões de acessos, mas, apenas, enquanto foi gratuita. Quando começou-se a cobrar míseros R$ 10,00 por mês, a debandada foi geral, e menos de mil se tornaram associados.

Gente, dez reais por mês é trocado, pos favor! A torcida reclamava que o clube não fazia nada pelo "marketing", mas, quando faz, a torcida não apóia!

Façamos as contas: a dívida do clube é de 100 milhões de reais. O clube tem 30 milhões de torcedores, espalhados pelo Brasil inteiro. Se 5% dos torcedores, 5% de fanáticos, que têm dez reais por mês pra gastar em uma coisa realmente atrativa, que vá trazer vídeos e coisas interessantes do seu clube do coração, além de dar acesso irrestrito ao conteúdo do site do Corinthians, coisa que só o tal do "Fiel Torcedor" pode ter, também, tiverem a bondade de assinar a "Timão TV", serão 1,5 milhão de torcedores.

Isso significaria 15 milhões de Reais por mês nos cofres do clube, o que traria 180 milhões em 1 ano. Corte, sei lá, 50 milhões de custos de hospedagem, manutenção, impostos etc., que seja, a dívida está paga!

Isso, sem contar os outros programas, como o "Fiel Torcedor", que é o "Bilhete Único" do torcedor corintiano, que o faria evitar filas, confusões etc. ao comprar ingressos, fora as promoções, do tipo entrar com o time em campo, visitar vestiário, além de trazer receita ao clube.

Fora receita de bilheteria, patrocínio etc.

Agora, se continuar do jeito que está, será complicado. Por que? Porque o time pode, até, subir para a primeira divisão como está, mas, chegando lá, com esse time, e com uma dívida que não dá pra pagar, vamos cair de novo.

Daí, as piadinhas de "Talvez eu te abandone", "Já estou quase abandonando", "Aqui tem um bando de Porco, rindo de ti, Corinthians" podem se tornar realidade, e deixaremos de ser imensos, como somos.

Por isso, torcida, FAÇA A SUA PARTE.

COLABORE!

Luiz Salles, corintiano, maloqueiro, roxo, louco, sofredor, graças a Deus!

Nenhum comentário: